“The color purple”, de Alice Walker é uma obra que merece ser reeditada em Portugal

Recentemente, tenho pesquisado por alguns livros que me despertam a curiosidade, de forma única e inegável. Todavia, não tenho tido muita sorte. Inexplicavelmente, alguns não se encontram nas prateleiras das livrarias, o que me faz alguma confusão.

“The color purple”, de Alice Walker
(ed. Weidenfeld & Nicolson, 262 páginas)

Lendo ‘A cor púrpura’ foi a primeira vez que vi a literatura sulista de mulheres negras
como literatura mundial. Ao escrever-nos para o mundo – de forma corajosa,
assumida e honesta – Alice Walker deu-nos um presente que nunca
seremos capazes de retribuir.
— Tayari Jones

Hoje, indico “The color purple” de Alice Walker, vencedor de um Pulitzer. Considerada como um clássico da literatura americana, a narrativa retrata a penosa vida de Célie, uma mulher sulista, praticamente analfabeta, pobre, abusada de todas as formas possíveis e imaginárias desde criança, quer pelo padrasto, quer pelo marido.

Tudo se passa na primeira metade do século XX nos Estados Unidos da América. Um universo frágil, construído através de uma narrativa de carácter epistolar, uma intensa partilha de experiências de amor e amizade, sobretudo, com a inesquecível Shug Avery. Ainda que seja uma obra com um enredo dramático, mantém-se atual. Uma profunda reflexão sobre as relações de amor, ódio e poder, numa sociedade ainda marcada pelas desigualdades de géneros, etnias e classes sociais.

Com a longa-metragem, a obra alcançou uma fama ainda maior, devido ao extraordinário trabalho do mítico realizador Steven Spielberg. No elenco, atores como Whoopi Goldberg, Danny Glover e Margaret Avery deram uma dimensão praticamente transcendente à trama. Sem esquecer a participação de Oprah Winfrey que interpretou Sofia, uma mulher negra com uma personalidade forte e ousada. A sua permanente recusa em se subjugar aos outros, a sua vincada oposição a qualquer tipo de opressão quase a leva à destruição.

A título de curiosidade, a canção “Purple rain” de Prince lançada em 1985, o ano de estreia da longa-metragem, foi incluída na sua trilha sonora. Ainda hoje, um dos maiores sucessos musicais do século XX, presente, logo, no primeiro álbum do artista.

Foto: Alice Walker por Noah Berger

Sobre a autora:
Nascida a 9 de fevereiro de 1944, em Eatonton, no estado da Geórgia, Alice Malsenior Tallulah-Kate Walker, mais conhecida como Alice Walker, é internacionalmente conhecida pela sua participação em movimentos pelos direitos civis, principalmente, das causas negra e feminina. Além de romancista premiada, é também autora de contos, ensaios, poemas e vários livros infantis. As suas obras estão traduzidas para mais de vinte línguas. Entre a sua vasta e diversificada produção literária, destaco “A cor púrpura”, romance que venceu o Prémio Pulitzer de Ficção e o National Book Award em 1983 e foi adaptado para o cinema, dois anos depois, por Steven Spielberg.

Sugestão de leitura:

Leitores residentes no Brasil:
“A cor púrpura”, de Alice Walker (José Olympio, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/cor-púrpura-Alice-Walker/dp/8503010313

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top