Neste texto, Diogo Simões traz-nos a sua opinião sobre \”Relato do Meu Suicidio\”, um thriller escrito por um autor português, cujo a ação principal se passa em Portugal, publicado pela Cordel D\’ Prata.
A premissa deste livro apresenta-nos Afonso que, depois de sucessivas frustrações e sonhos perdidos, decide pôr fim à sua vida. Acaba por escolher a ponte da Arrábida, sobre o rio Douro, para o fazer, logo após um conjunto de acontecimentos que julga que o vão perseguir até à eternidade.
António da Costa oferece, aos leitores, um thriller alarmante, quer em reflexos da vida, quer nas questões do acaso e da má sorte. A narrativa decorre num dia e, maioritariamente, através de diálogos. A meu ver, este é o único facto pelo qual não atribuo uma classificação mais alta, visto que, em diversos momentos, a ação principal, que serve de pano de fundo, se perde.
Não obstante, \”Relato do Meu Suicídio\”, cumpre a função de relatar e mostra-nos personagens carregadas de personalidades, de vidas comuns e possíveis.
O suicídio, sendo um tema fraturante, conseguiu ter uma boa representação no que toca à componente psicológica do protagonista e que nem todos os leitores poderão compreender. Aplaudo pelo trabalho bem feito nesta vertente fulcral e, parte de mim, desejaria uma sequela quase que utópica mas que, ao mesmo tempo, revela o quanto estas personagens conseguiram ficar marcadas no pensamento.
Foto: António da Costa; Fonte: Cordel d\’Prata/Divulgação
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Nasceu em Santa Maria de Âncora a 7 de Janeiro de 1982. Toda a sua escolaridade foi feita entre Âncora e Vila Praia de Âncora, até que o ingresso na universidade o trouxe a Aveiro. Aí iniciou o desempenho de funções profissionais na Biblioteca Municipal, pelo que não concluiu o curso de Contabilidade e Administração. Amante do desporto, desenvolveu um relevante percurso na modalidade de Judo, quer como atleta, treinador e dirigente. Acumula vários títulos e medalhas em provas zonais, nacionais e internacionais na modalidade de Judo. O seu gosto e trajetória nesta área valeu-lhe a mudança para a divisão de Desporto da autarquia local, onde exerce atualmente funções. Entre as atividades empreendedoras, destaca-se a criação de uma revista de Judo online e a fundação, em 2018, do Clube de Judo IPPON. Treinador dedicado, é um impulsionador, na zona de Aveiro, do Judo adaptado a pessoas com deficiência. Quanto à escrita e criação de histórias, elas sugiram cedo na sua vida, sendo, por ele, atribuída ao facto da sua infância feliz lhe ter proporcionado muitas memórias, sensações e vivências. Publicado em outubro de 2019, pela Cordel d\’Prata, \”Relato do Meu Suicídio\” é o seu livro de estreiaHoje, entre uma e outra linha de escrita, continua a orientar treinos de Judo e a participar em eventos desportivos nacionais e internacionais, sendo atualmente Hexacampeão Nacional de Veteranos.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
\”Relato do Meu Sucídio\”, de António da Costa (Cordel d\’Prata, Wook):
https://www.wook.pt/livro/relato-do-meu-suicidio-antonio-costa/23538699
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!