Neste mês de agosto, a convidada do Encontro de Leituras, um projeto que acontece devido a uma parceria entre o Jornal Público (Portugal) e a Folha de São Paulo (Brasil) é a premiada escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso. A sessão decorrerá no dia 9, a partir das 18h de Brasília (22h de Lisboa), e a discussão é centrada no romance \”Eliete: A Vida Normal\”.
Publicado em 2018 em Portugal, pela Tinta da China, e lançado neste mês no Brasil, pela Todavia, o ponto central desta narrativa constrói-se a partir de um enredo mergulhado nos dilemas e nas relações das personagens femininas de três gerações, a protagonista, a sua mãe e a sua avó.
Os primeiros sinais de demência da avó conduzem Eliete, de 42 anos, a um processo de reexaminar a sua vida, que ela sempre almejou ser banal, e questionar o seu casamento e os vínculos com as filhas. Para dar vazão às inquietudes, ela cria um perfil no Tinder e passa a flertar com o adultério.
A obra, que deverá desdobrar-se em mais dois volumes, rendeu o segundo lugar do Prémio Oceanos de 2019 a Dulce Maria Cardoso. No seu currículo, destaca-se que a autora venceu o Prémio de Literatura da União Europeia de 2009, pela autoria do livro \”Os Meus Sentimentos\”.
O debate com a escritora acontece via Zoom, neste link ou na reunião 863 4569 9958. A senha de acesso é 553074. A participação é aberta a todos os interessados e gratuita.
O Encontro de Leituras junta leitores de língua portuguesa uma vez por mês e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário, na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. É moderado pela jornalista Isabel Coutinho, responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, o Leituras, e pelo jornalista da Folha de S. Paulo Eduardo Sombini, apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não-ficção.
Neste clube de leituras já foram discutidas obras de nomes como Ondjaki, Valter Hugo Mãe, Nádia Battella Gotlib (representando Clarice Lispector), José Luís Peixoto, Marília Garcia, Jeferson Tenório, Afonso Reis Cabral, Fernanda Torres, Laurentino Gomes, Afonso Cruz, Tatiana Salem Levy, José Eduardo Agualusa, Paulina Chiziane, Giovana Madalosso, Ana Luísa Amaral e Fernanda R. Miranda (representando Carolina Maria de Jesus), Benjamin Moser (representando Susan Sontag), Paulo Scott, Yara Nakahanda Monteiro e Julián Fuks.
Foto: Dulce Maria Cardoso por Gustavo Bom
Sobre a autora:
Nascida em Trás-os-Montes, em 1964, Dulce Maria Cardoso publicou os romances “Eliete” (2018), “O Retorno” (2011, Prémio Especial da Crítica; Livro do Ano dos jornais Público e Expresso), “O Chão dos Pardais” (2009, Prémio PEN Clube Português e Prémio Ciranda), “Os Meus Sentimentos” (2005, Prémio da União Europeia para a Literatura) e “Campo de Sangue” (2001, Prémio Acontece). Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e publicados em mais de duas dezenas de países. A tradução inglesa de “O Retorno” recebeu, em 2016, o English PEN Translates Award. A antologia “Tudo São Histórias de Amor” (2013) reúne grande parte dos contos publicados em revistas e jornais. Alguns destes textos integram antologias estrangeiras, e o conto “Anjos por dentro” foi escolhido para a antologia Best European Fiction 2012, publicado pela prestigiada Dalkey Archive Press. Publicou ainda o livro “Rosas” (2017) e as histórias infantojuvenis de “Lôá, Menina-Deus” (2014). A obra de Dulce Maria Cardoso é estudada em universidades de vários países e tem sido objeto de adaptações para cinema e teatro. Em 2012, recebeu do Estado francês a condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras. Atualmente, é cronista da Revista Visão.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Eliete”, de Dulce Maria Cardoso (Edições Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/…/eliete-dulce-maria-cardoso/22450213
Leitores residentes no Brasil:
“Eliete”, de Dulce Maria Cardoso (Editora Todavia, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Eliete-normal-Dulce-Maria-Cardoso-ebook/dp/B0B4F7FZWQ
Boas leituras!