Depois da publicação de “O avesso da pele” (ed. Companhia das Letras, vencedor do Prémio Jabuti em 2021), que é o terceiro romance na linha cronológica de livros escritos por Jeferson Tenório, a editora traz, agora, uma nova edição de “Estela sem Deus”, publicado originalmente em 2018, sendo que nesta obra temos a luta e coragem de uma adolescente negra que sonha ser filósofa e encontrar o seu lugar no mundo. A edição brasileira possui 184 páginas estará nas livrarias brasileiras a partir do próximo dia 12 de agosto.
“Ao pensar dessa forma, uma espécie de tristeza tomou conta de mim porque eu não tinha respostas. As perguntas me doíam e me rasgavam porque eu estava dividida entre o pecado e o pensamento.”
— Jeferson Tenório
Um pouco antes das eleições de 1989, a protagonista deste romance migra de Porto Alegre para o Rio de Janeiro. Entre as duas cidades, entre a infância e a adolescência pobres, acompanhamos a trajetória de Estela, que se vê no meio de uma sequência de violências, faltas e desamparos a que ela, a mãe e o irmão são submetidos.
Manifestando as suas inquietações com a vida, as perguntas da jovem perscrutam o seu mundo e as dores que carrega. Na relação ambígua com a família, nos embates entre religião e liberdade: a força da escrita de Jeferson Tenório surpreende mais uma vez nesta narrativa sobre crescer num país cruel e desigual.
“Com o ótimo ‘Estela sem Deus’, o autor transborda talento ao narrar a experiência de uma adolescente em busca de sua identidade.”
— O Globo
“Os pensamentos de ‘Estela sobre Deus’, tão presentes desde o início da sua trajetória, ganham a intensidade da fé e a desilusão de ver sua liberdade privada. Pode-se dizer que a liberdade é uma ambição da filosofia, e Estela vive em busca de ser livre. Livre para questionar, sentir prazer, procurar sua autenticidade e seu lugar.”
— Djamila Ribeiro,
autora de \”Quem tem medo do feminismo negro?\”
Até este momento, ainda não existe qualquer data prevista para a publicação da edição portuguesa deste romance. Ainda assim, os leitores portugueses podem ler \”O avesso da pele\” (ed. Companhia das Letras Portugal), que está disponível nas livrarias físicas e na Wook desde abril de 2021.
Foto: Jeferson Tenório por Daniel Marenco
Sobre o autor:
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou-se na literatura com o romance “O Beijo na Parede” (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. Com “O avesso da pele”, romance vencedor do Prêmio Jabuti 2021 na categoria de “Romance Literário”, o autor fez a sua estreia na Companhia das Letras. É autor também de “Estela sem Deus”, romance originalmente editado em 2018 e reeditado pela Companhia das Letras em 2022.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes no Brasil:
**“Estela sem Deus”, de Jeferson Tenório (Companhia das Letras, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Estela-sem-Deus-Jeferson-Ten%C3%B3rio/dp/6559211584
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 12.08.2022
Boas leituras!