No número 180 da Avenida Guerra Junqueiro, em Lisboa, acabou de renascer a Livraria Martins, que possui dois pisos, um pequeno café e livros para todos os gostos e idades, das grandes às pequenas editoras. O horário de funcionamento é das 09:00 às 21:00.
Mesmo tendo aberto de forma lenta a partir do final de julho, ao todo, estão reunidos 12 mil títulos. Contudo, os responsáveis querem atingir a marca dos 20 mil nos próximos tempos.
O espaço amplo é, sem dúvida, uma das grandes qualidades da livraria, visto que antes houve, durante muitos anos, uma loja da Massimo Dutti, que, mais tarde, deu lugar a um pop-up de uma galeria de arte.
Este projeto da Livraria Martins, criado pelo empresário Gonçalo Martins — responsável pelo Grupo Editorial Atlântico — já estava a ser planeado há muito tempo.
“Foi uma ideia que surgiu do sonho do Gonçalo Martins, que tinha explorado a livraria do cinema King, em Lisboa. O fecho do cinema implicou, claro, o fecho da livraria. Era uma coisa de que ele gostava bastante e ficou sempre com essa vontade, com esse bichinho de ter um dia uma livraria, um espaço próprio, para desenvolver um conceito. Os anos foram passando e o sonho foi sempre resistindo. Nunca desapareceu — e entretanto há pouco tempo começámos a pensar a sério os dois em procurar um espaço para desenvolver o projeto. Andávamos a ver espaços por toda a cidade de Lisboa, em todas as zonas possíveis, e quando entrámos na loja da Avenida Guerra Junqueiro sentimos de imediato que seria o espaço ideal para desenvolver o conceito que tínhamos em mente, de uma livraria independente, mas com alguma dimensão.”
— Sara Butler, responsável pela comunicação da Livraria Martins
As obras de remodelação serviram sobretudo para “dar uma nova roupagem” ao espaço: pintaram as paredes, afagaram o chão; mas não fizeram alterações substanciais e até mantiveram uma série de prateleiras embutidas.
Naquelas estantes há um pouco de tudo. Tanto pode encontrar as novidades das grandes editoras como os mais recentes lançamentos de editoras independentes. Encontra por ali obras clássicas da literatura, mas também trabalhos mais técnicos ou de não ficção.
Sara Butler aponta que a livraria tem recebido bastantes clientes diversificados — numa zona por onde passam muitos professores, estudantes, pais com miúdos e donos de cães. Porque a Livraria Martins é pet-friendly: até dão água e biscoitos aos animais de estimação que por lá passarem.
O espaço tem ainda um pequeno café, que apenas serve bebidas, e conta com uma esplanada no exterior. Convidam assim os leitores a permanecerem durante mais algum tempo no espaço, visto que podem, por exemplo, usufruir da Internet gratuita e aproveitarem para folhear alguns livros.
Os objetivos futuros passam por acolherem apresentações e lançamentos de livros, oficinas e atividades infantis.
Foto: Livraria Martins, em Lisboa/Divulgação
Boas leituras!