Em Portugal, a Relógio D’Água assegura a publicação de “Prophet Song”, de Paul Lynch, romance vencedor do Booker Prize de 2023

O romance distópico “Prophet Song”, do escritor irlandês Paul Lynch, que venceu o Prémio Booker 2023, vai ser lançado em maio deste ano em Portugal pela Relógio d’Água, anunciou a editora recentemente.

“Prophet Song”, de Paul Lynch
(Vencedor do Booker Prize 2023,
ed. Oneworld Publications, 320 páginas)

Uma história emocionante e brilhantemente realizada de violência política [que convida] a comparações com o trabalho de Margaret Atwood e George Orwell… O local pode estar em qualquer lugar; os pesadelos de outras pessoas podem ser seus. Este é um romance magistral que nos lembra que a democracia é sempre frágil e que é frágil agora.
— Literary Review

“Prophet Song” retrata as lutas da família Stack, incluindo Eilish Stack, uma mãe de quatro filhos que tenta salvá-los enquanto a República da Irlanda mergulha no totalitarismo. A história é narrada de “forma não convencional”, assinala a editora.

O júri do Booker Prize considerou-o uma “obra-prima” e realçou que “os leitores vão encarar o livro como oportuno e inesquecível”. Para o júri, “é um feito impressionante para um escritor conseguir captar as ansiedades sociais e políticas do seu momento de forma tão contundente”.

O escritor John Boyne escreveu, no Sunday Independent, que o romance é uma obra “completamente original”, enquanto o The Observer o classificou como um livro “imprescindível para os nossos tempos […], brilhante, espantoso”.

O TLS considerou-o “invulgarmente poderoso”, o The Guardian chamou a atenção para o facto de ser “uma leitura importante e urgente” e o The Washington Post afirmou tratar-se de uma “obra-prima profética”.

Ao receber o prémio, Paul Lynch confessou que o livro foi difícil de redigir e que a sua parte “racional acreditava que estava a condenar a carreira ao escrevê-lo”.

O autor venceu o Prémio Booker aos 46 anos, com aquele que é o seu quinto livro.

Para concluir, Lynch segue os passos de anteriores galardoados com este prémio como os irlandeses Iris Murdoch, John Banville, Roddy Doyle e Anne Enright, a que se junta ainda a norte-irlandesa Anna Burns (que venceu em 2018).

Foto: Paul Lynch por David Parry

Sobre o autor:
Nascido em Limerick em 1977, Paul Lynch cresceu em County Donegal e é conhecido pelo seu estilo poético e lírico, bem como pela abordagem de temas complexos. Como romancista, escreu “Beyond the Sea”, “Grace”, “The Black Snow”, “Red Sky in Morning”, com os quais já venceu vários galardões. Com “Prophet Song” arrecadou o Booker Prize de 2023. Foi crítico de cinema no jornal irlandês Sunday Tribune e, atualmente, escreve sobre cinema no The Sunday Times. Vive em Dublin.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Prophet Song”, de Paul Lynch (Vencedor do Booker Prize 2023,
ed. Oneworld Publications, Wook):
https://www.wook.pt/livro/prophet-song-paul-lynch/28500038

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top