A Storytel, empresa sueca que é uma das líderes globais em streaming e e-books, com operação no Brasil e em mais de 20 países, anunciou um acordo de publicação com editoras francesas, incluindo casas editoriais de peso no mercado daquele país tais como Madrigall, Hachette Livre e Actes Sud. De acordo com o comunicado oficial da empresa, a ação faz parte de um plano de expansão nos mercados de língua francesa.
O serviço da Storytel em território francês foi ativado na passada quarta-feira, dia 28 de setembro. Neste momento, o seu Sindicato Nacional de Editores colocou uma campanha de conscientização dos consumidores franceses para os audiolivros em marcha, uma vez que, nos últimos anos, os leitores franceses têm demonstrado bastante resistência aos produtos de publicação digital.
Nesse sentido, a plataforma está a oferecer vários planos diferentes de assinatura para o consumidor. No total, a disponibilidade de livros deve chegar, nesta primeira fase, a 7 mil títulos em francês e 290 mil títulos em outros idiomas, nomeadamente, inglês e árabe.
Helena Gustafsson, diretora de estratégia de conteúdo da Storytel, disse no anúncio do serviço que a influência e a inovação francesas moldaram a cultura e a literatura globais de muitas maneiras, salientando que “agora, os leitores franceses estão a adotar novos formatos digitais, como audiolivros, mais do que nunca. Estou muito feliz por termos conseguido parcerias com algumas das melhores editoras, com alcance e respeito além das fronteiras francesas.”
A líder da operação em França, Constance Parpoil, ressaltou a importância do foco em nichos literários que têm particular sucesso no seu país, como, por exemplo, os policiais noir de autores dos países nórdicos. Ela revelou que está nos planos um projeto de criação de materiais exclusivos para audiolivros.
Em representação da Audiolib, que produz audiolivros para as editoras Hachette Livre e Albin Michel, a CEO Valérie Lévy-Soussan saudou a expansão da Storytel até ao mercado francês, “com um modelo que está alinhado com os hábitos contemporâneos de escuta dos leitores e é tranquilizador para os editores e autores que nos confiam seus títulos de áudio.”
Foto: Storytel/Divulgação
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