Amanhã arranca mais uma edição do FÓLIO, o Festival Literário de Óbidos. Ao longo de duas semanas, entre os dias 6 e 16 deste mês, a vila no distrito de Leiria será palco de inúmeros eventos em torno dos livros e da leitura, em vários espaços de Óbidos.
Com o tema “Poder”, a edição deste ano tem os escritores Olga Tokarczuk e Wole Soyinka, prémios Nobel da Literatura em 2018 e 1989, respectivamente, como convidados de destaque. Mas há muito mais para ver a fazer entre os dias 6 e 16 de outubro, em Óbidos.
O FÓLIO foi criado em 2015. Comparticipado inicialmente por fundos comunitários, desde 2016 que é suportado pela Câmara Municipal de Óbidos. Desde então, não se realizou apenas num ano, 2020, devido à pandemia da Covid-19, tendo regressado no ano seguinte.
Para quem gosta de assistir a conversas entre autores e puder estar presente, ficam aqui algumas sugestões:
Zeurya Shalev conversa com Daniel Blaufuks
7 de outubro, sexta-feira, às 18h – Tenda Vila Literária
No segundo dia do FÓLIO, a escritora israelita Zeurya Shalev, autora de \”Dor\” e \”O Que Resta da Nossa Vida\” (ed. Elsinore), vai estar à conversa com o fotógrafo português Daniel Blaufuks. A conversa será subordinada ao tema “Dor”. A moderação será da jornalista Cândida Pinto.
O leão generoso joga à mesa — histórias de vida, futebol e trabalho de (e com) João Paulo Cotrim
7 de outubro, sexta-feira, 18h – Casa Abysmo – Espaço Ó
Elisabete Caramelo, Inês Fonseca Santos, Ana Sousa Dias, Afonso de Melo, Sérgio Godinho, João Francisco Vilhena e Luís Gouveia Monteiro darão o “pontapé de saída” nesta conversa em torno de João Paulo Cotrim, editor da Abysmo e diretor da Bedeteca, que morreu em dezembro do ano passado, aos 56 anos. Durante este encontro de amigos de longa data serão partilhadas as histórias mais caricatas e surreais vividas com o editor.
Paul Mason conversa com Mariana Mortágua
7 de outubro, sexta-feira, 21h – Tenda Vila Literária
O ex-jornalista, escritor e professor convidado na Universidade de Wolverhampton, nos Estados Unidos da América, Paulo Mason, vai conversar com a deputada Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, sobre “Moeda”. O diálogo será moderado pelo jornalista Ricardo Alexandre. No dia seguinte, 8 de outubro, sábado, Mason será entrevista pelas 16h, na Livraria do Mercado, pelo também jornalista Paulo Moura a propósito do seu mais recente livro, \”Como Travar o Fascismo\” (ed. Editora Objectiva Portugal).
Hernán Díaz conversa com Manuel Vilas
8 de outubro, sábado, 15h – Tenda Vila Literária
O norte-americano Hernán Díaz, autor de \”Ao Longe\” (ed. Editora Livros do Brasil) e \”Trust\” (ainda sem publicação em Portugal), vai conversar com o escritor espanhol Manuel Vilas, autor de livros como \”Os Beijos\” ou \”Em Tudo Havia Beleza\” (ed. Alfaguara Portugal), sobre “Ficção”. A conversa vai ser moderada pelo jornalista e escritor António Costa Santos.
Olga Tokarczuk conversa com Carlos Vaz Marques
8 de outubro, sábado, 21h – Tenda Vila Literária
A escritora polaca Olga Tokarczuk, Prémio Nobel da Literatura em 2018, autora de obras como \”Viagens\”, \”Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos\”, \”Outrora e Outros Tempos\”, \”Casa de Dia, Casa de Noite\”, \”Histórias Bizarras\”, (ed. Cavalo de Ferro) e, para o público infantil, de \”A Alma Perdida\” (ed. Fábula) vai estar à conversa com o jornalista e editor Carlos Vaz Marques. O tema é “Limites”. A passagem da autora pelo FÓLIO acontece alguns dias depois de uma sessão em Lisboa no âmbito das Conferências do Nobel, uma iniciativa da Fundação José Saramago organizada em parceria com o município lisboeta.
Discussão acesa sobre como dizer (ou não dizer) poemas
8 de outubro, sábado, 16h30 – Casa Abysmo – Espaço Ó
André Gago, Clara Caldeira, José Anjos, Nuno Miguel Guedes e Elisabete Caramelo vão juntar-se para uma conversa aberta ao público sobre o que é um poema, em torno do texto “Como dizer poesia”, de Leonard Cohen.
Natasha Brown conversa com Katie Kitamura
9 de outubro, domingo, 15h – Tenda Vila Literária
A norte-americana Natasha Brown, autora de \”Encontro\” (ed. Editora Livros do Brasil), vai estar à conversa com a também norte-americana Katie Kitamura, autora de \”Intimidades\” (ed. Quetzal Editores), sob moderação da jornalista Ana Sousa Dias. O tema será “Mulher”.
Conversa à volta de \”Política a 45 Graus\”, de José Maria Pimentel
12 de outubro, 19h30 – Tenda Vila Literária
José Maria Pimentel, autor de \”Política a 45 Graus\” (ed. Bertrand Editora), vai conversar com Ricardo Araújo Pereira e Daniel Oliveira a propósito do seu livro.
Conversa entre músicos e poetas
13 de outubro, quinta-feira, 17h30 – Casa Abysmo – Espaço Ó
Os músicos e poetas Adolfo Luxúria Canibal, Carlos Barretto, João Morais, Cláudia R. Sampaio, José Anjos e Ana Teresa Sanganha vão sentar-se à mesa para discutir “a relação de vinculação e disputa entre duas musas velhas” — a música e a poesia.
Pilar Quintana conversa com Bernardine Evaristo
15 de outubro, sábado, 15h – Tenda Vila Literária
A colombiana Pilar Quintana, autora de \”A Cadela\” e \”Os Abismos\” (ed. Dom Quixote), vai estar à conversa com a britânica Bernardine Evaristo, autora de \”Rapariga, Mulher, Outra\” (ed. Elsinore), uma das obras vencedoras do Booker Prize em 2019, a propósito do tema “Emancipação”. A conversa será moderada pela jornalista Luciana Leiderfarb.
Joke J. Hermsen conversa com Djaimilia Pereira de Almeida
15 de outubro, sábado, 18h – Tenda Vila Literária
A escritora neerlandesa Joke J. Hermsen vai conversar com a escritora portuguesa Djaimilia Pereira de Almeida sobre “Melancolia”, sob moderação de jornalista Isabel Lucas.
Wole Soyinka conversa com José Mário Silva
15 de outubro, sábado, 21h – Tenda Vila Literária
O poeta, romancista, dramaturgo e ensaísta nigeriano Wole Soyinka, Prémio Nobel da Literatura em 1986, vai conversar com o jornalista José Mário Silva sobre a “Infância”. O mais recente romance de Nobel, \”Crónicas do Lugar do Povo Mais Feliz da Terra\”, foi publicado este mês de setembro, pela Livros do Brasil.
Foto: Tenda Literária do FÓLIO 2022 por Tomás Silva
Boas leituras!