Criada por Luiz Alves Júnior em 16 de outubro de 1973, ou seja, há quase meio século, a Global Editora completou 49 anos este mês. A editora, que tem a história intimamente ligada à cultura e a educação brasileiras, conta com publicações de importantes escritores de língua portuguesa e, por esse motivo, vai lançar um novo projeto para comemorar: A Casa dos Grandes Autores, o que antecede as comemorações dos 50 anos que vão decorrer no ano que vem.
Em quase cinco décadas, a Global tem uma curadoria especial, que valoriza autores e artistas nacionais e proporciona conteúdo sociocultural de qualidade aos leitores.
Hoje, a Global Editora é comandada pelos irmãos Alves – Jefferson e Richard – e dirigida por Richard Ângelo Alves, que comemora esta história de sucesso e marcante no mercado brasileiro e apresenta entre as novidades, o selo comemorativo de 50 anos. Nesse sentido, a partir deste mês de outubro, a marca de meio século, A Casa dos Grandes Autores, estará impressa nas capas das novas publicações. O estudo do novo selo foi capitaneado por Jefferson Alves, diretor editorial.
No catálogo desta casa editorial constam nomes como Cora Coralina, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Ignácio de Loyola Brandão, José Lins do Rego, Rubem Braga, João Guimarães Rosa, José Lins do Rego, Luís da Câmara Cascudo, Marcos Rey, Marina Colasanti, Sérgio Vaz, Thiago de Mello, entre outros.
Além das obras voltadas ao público adulto, a editora também se dedica à publicação de livros para crianças e jovens. Ana Maria Machado, Edy Lima, Mary França, Eliardo França, Bartolomeu Campos de Queirós, Sidónio Muralha, Toni Brandão, Ruth Rocha, Orígenes Lessa e João Carlos Marinho são alguns autores que desfilam pelo seu catálogo.
Foto: Global Editora/Divulgação
Boas leituras!