BBC vai adaptar, em parceria com a produtora A24, o romance “Shuggie Bain”, de Douglas Stuart

Douglas Stuart terá o seu livro,”Shuggie Bain”, adaptado para formato série pela BBC, iPlayer e com produção da A24, anunciou a própria BBC

Sou profundamente grato à BBC e à A24 por acreditarem em ‘\’Shuggie Bain\’. Estou emocionado por trazer a família Bain para o ecrã. É uma oportunidade de expandir o meu romance, de trazer novos tópicos para a história e de explorar as dificuldades e lutas, bem como a compaixão, o humor e a resiliência que são tão característicos do espírito escocês.
— Douglas Stuart

\"\"
“Shuggie Bain”, de Douglas Stuart
(Vencedor do Booker Prize 2020,
Trad. Hugo Gonçalves, ed. Alfaguara Portugal, 496 páginas)

\”O talento de Stuart é tal, que a sua história – dolorosa,
por vezes lancinante – consegue, muitas vezes, ser bela.\”
— Barbara Lane, San Francisco Chronicle

Sinopse:
1981, Glasgow. A outrora próspera cidade mineira sufoca sob o jugo férreo das políticas de Margaret Thatcher, lançando milhares de famílias para a miséria. A epidemia do álcool e das drogas aproveita para capturar os mais vulneráveis.

Agnes Bain esperava mais da vida. Sonha com uma casa só sua e folheia catálogos de compras a crédito, na vã tentativa de alegrar a existência precária a que fica condenada quando o marido, um taxista mulherengo, a abandona, sem emprego e com três filhos. Com cabelos negros sedosos e ondulados, maquilhagem esmerada e dentes falsos perfeitos, parece a Elizabeth Taylor de Glasgow, mas, por baixo da aparência orgulhosa, as malhas do vício enredam Agnes, que mês após mês gasta o abono de família em latas de cerveja e maços de tabaco. Os filhos fazem o melhor que podem para cuidar de si e da mãe, mas, um a um, vêem-se obrigados a abandonar a casa materna, para tentar pelo menos salvar-se.

Fica Shuggie, o mais novo, que adora a mãe e não perde a esperança de a salvar. Mas, aos oito anos, o rapaz tem a sua própria luta pessoal para travar: delicado, sensível, comporta-se como um príncipe e destoa da dureza da escola e das ruas devassadas pela pobreza. Anseia apenas ser normal e encaixar, mas é o último a perceber que carrega um segredo e nunca poderá ser igual aos outros.

Com ecos de autores como Frank McCourt, D. H. Lawrence e James Joyce, “Shuggie Bain” é um magnífico romance de estreia de um autor que tem uma história importante para contar, inspirada na sua própria. Uma história dilacerante de dependência, carência e afecto, um retrato épico de uma cidade, um quadro íntimo de uma família destroçada e, sobretudo, uma extraordinária história de amor.

“Shuggie Bain”, romance premiado com o Booker Proze 2020, foi editado em terras lusas pela Alfaguara Portugal e, do outro lado do Atlântico, no Brasil, chegou às livrarias pela Editora Intrínseca sob o título de “A história de Shuggie Bain”. Todavia, segundo o autor, antes de ser publicado no seu país de origem, o manuscrito foi rejeitado por 44 vezes.

Neste momento, dois anos depois de publicar o livro, Douglas Stuart está a escrever a adaptação da obra literária para série, que será filmada na Escócia e produzida pela A24 e pela produtora Gaynor Holmes da BBC. A série será depois distribuída internacionalmente pela mesma produtora.

Foto: Douglas Stuart por Benedict Evans

Sobre o autor:
Nascido em Glasgow, na Escócia, Douglas Stuart cresceu nessa mesma cidade. Depois de se formar no Royal College of Art, Mudou-se para Nova Iorque e começou uma carreira na área do Design. Os seus contos, “The Englishman’” e “Found Wanting”, figuararam na revista The New Yorker. O seu ensaio sobre Género, Ansiedade e Classe foi publicado pelo Lit Hub. Aos 43 anos, “Shuggie Bain” é o seu romance de estreia e foi um dos finalistas do National Book Award, um dos finalistas do Center for Fiction First Novel Prize, finalista do Kirkus Prize e venceu a edição de 2020 do Booker Prize.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Shuggie Bain”, de Douglas Stuart (Vencedor do Booker Prize 2020, Alfaguara Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/shuggie-bain-douglas-stuart/25260659

Leitores residentes no Brasil:
“A história de Shuggie Bain”, de Douglas Stuart (Vencedor do Booker Prize 2020, Editora Intrínseca, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/hist%C3%B3ria-Shuggie-Bain-Douglas-Stuart/dp/6555602767

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top