2ª edição do Heróides – clube do livro feminista regressa a 29 de janeiro com algumas novidades

\"\"
Foto: Sara Barros Leitão por Filipe Ferreira

Como noticiamos no ano passado, aquando do surgimento do Heróides, um clube do livro feminista fundado pela atriz Sara Barros Leitão, agora, viemos informar-vos que este ano, este projeto já tem uma segunda edição onde vão existir, no mínimo, duas sessões presenciais, como já foi divulgado pela estrutura artística Cassandra.

A premissa que esteve na base do nascimento deste projeto foi a criação uma comunidade de leitura que, mensalmente, lesse um livro proposto e, depois, o discutisse, partilhando ideias e pensamentos, através de encontros online.

Nesta edição, os encontros presenciais estão previstos para o mês Maio, em Torres Vedras, e para o mês de Novembro, em Joane, no concelho de Vila Nova de Famalicão. É importante salientar que à semelhança dos encontros online, os presenciais são de participação aberta e gratuita, possibilitando a que se levem crianças de qualquer idade.

A primeira sessão de 2022 está marcada para o dia 29 de janeiro, entre as 11h e as 13h, de forma virtual, para discutir o romance \”O coração é um caçador solitário\”, da escritora norte-americana Carson McCullers. A convidada desta sessão será Gisela Casimiro.

A acompanhar a obra já citada acima, na lista de livros a ler, podem encontrar-se títulos como \”Um quarto só seu\”, de Virginia Woolf (sessão de Fevereiro, com a convidada Amanda Lima); \”As inseparáveis\”, de Simone de Beauvoir (sessão de Março, convidada Júlia Pereira); \”Rapariga, Mulher, Outra\”, de Bernardine Evaristo (sessão de Julho, convidada Andrea Peniche) ou \”Inferior\”, de Angela Saini (sessão de Setembro, convidada Mariana Alves).

Nos meses dos encontros presenciais, o objetivo é passar a tarde a ler em conjunto os livros \”As Novas Cartas Portuguesas\”, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, e \”As Mulheres do Meu País\”, de Maria Lamas.

Contudo, neste momento, nem todas as sessões têm livros definidos, mas entre as convidadas responsáveis pelas escolhas estão também Angélica Varandas e Faranaz Keshavjee.

Para contextualizar melhor, este projecto nasceu no final de 2020, quando Sara Barros Leitão subiu ao palco do Teatro Nacional D. Maria II para receber o Prémio Revelação TNDMII/Ageas e anunciou que iria destinar os 5 mil euros que acabara de receber à criação de um clube do livro feminista.

O nome Heróides foi roubado ao livro homónimo de Ovídio, que integra vários poemas epistolares assinados pelas heroínas da mitologia grega e romana, endereçados aos amantes que as maltrataram, sendo este livro muitas vezes descrito como uma obra de autoria masculina e voz feminina.

O clube do livro feminista abriu então inscrições no dia 1 de Janeiro de 2021, e, em algumas horas, tinha atingido o limite de 500 participantes.

“Apesar de seguir uma receita simples, os resultados surpreendem, contando-se um total de 4.188 pessoas inscritas num ano.”

organização do Heróidesclube do livro feminista

Uma das premissas deste projeto é desafiar as pessoas a procurarem os livros nas bibliotecas, ou a adquirirem-nos em alfarrabistas ou pequenos livreiros. Todos os livros escolhidos devem estar traduzidos em português e devem custar menos de 20 euros, para que seja mais acessível a todos os interessados em participar.

No passado mês de Outubro, numa parceria com a Editorial Presença, foram deixados exemplares do livro \”Beloved\”, de Toni Morrison, espalhados gratuitamente nas ruas de algumas cidades.

As Heróides impulsionaram também a autora Raquel Freire a reeditar o seu livro \”Trans Iberic Love\”, que estava esgotado há anos na editora, que entretanto tinha fechado.

Esta segunda edição das Heróides – clube do livro feminista tem curadoria partilhada entre Sara Barros Leitão e Andreia Nascimento, que participou em todas as sessões do último ano e que agora se junta à equipa.

Foto: Sara Barros Leitão por Filipe Ferreira

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
\”O coração é um caçador solitário\”, de Carson McCullers (Relógio D\’Água Editores, site da editora):
https://relogiodagua.pt/produto/o-coracao-e-um-cacador-solitario/
\”Um quarto só seu\”, de Virginia Woolf (Penguin Clássicos, Wook):
https://www.wook.pt/livro/um-quarto-so-seu-virginia-woolf/25233045
\”As Inseparáveis\”, de Simone de Beauvoir (Quetzal Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/as-inseparaveis-simone-de-beauvoir/24581403
“Rapariga, Mulher, Outra”, de Bernardine Evaristo (Elsinore, Wook):
https://www.wook.pt/livro/rapariga-mulher-outra-bernardine-evaristo/24302923
“Inferior”, de Angela Saini (Edições Desassossego, Wook):
https://www.wook.pt/livro/inferior-angela-saini/23173286
\”Novas Cartas Portuguesas (Edição Anotada)\”, de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/novas-cartas-portuguesas-maria-isabel-barreno/10016015

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top