Nélida Piñon alcança os 60 anos de carreira e tem o romance \”Vozes do deserto\” reeditado com um novo projeto gráfico

Autora consagrada e integrante da Academia Brasileira de Letras, desde 1980, tendo assumido a sua presidência entre 1996 e 1997, Nélida Piñon, bastante aclamada pela autoria dos romances \”A República dos Sonhos\” e \”A Casa da Paixão\”, completa 60 anos de carreira literária no presente ano de 2021.

\"\"
Fonte: Editora Record

Nélida Piñon publicou o seu primeiro livro, \”Guia-mapa de Gabriel Arcanjo\”, a 13 de outubro de 1961. Essa é a data que a própria autora considera como o marco inaugural de sua carreira. Para celebrar as seis décadas de intensa produção literária da escritora carioca, a Editora Record reeditou o romance \”Vozes do deserto\” com novo projeto gráfico.

Nesta festejada narrativa, que conquistou os galardões de Melhor Romance e Livro do Ano na edição de 2005 do prestigiado Prémio Jabuti, Nélida recria a história das \”Mil e uma noites\” e realça o desempenho de uma mulher transgressora numa sociedade patriarcal.

No enredo, Nélida acompanha a história de Scherezade, a jovem mais brilhante da corte, que, para salvar as jovens do reino das garras do poderoso Califa, decide casar-se com ele. Filha do Vizir, que devia servidão ao poderoso monarca, ela não acredita que o poder do Califa possa determinar o fim de sua imaginação.

Aos 84 anos, Piñon continua muito ativa. Atualmente está em Portugal, onde promove o seu mais recente romance, \”Um dia chegarei a Sagres\”, que foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, anunciado nesta segunda-feira.

Nesta sua passagem pela Europa, a escritora também vai visitar Espanha, onde participará do projeto Caja de Las Letras. Promovida pelo Instituto Cervantes, a iniciativa convida escritores para depositarem num cofre, que só será aberto futuramente, artefatos e registros emblemáticos de nossos tempos.

Foto: Nélida Piñon por Xurxo Lobato

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Nasceu em 1937 no Rio de Janeiro, numa família originária da Galiza. Nélida Piñon formou-se em Jornalismo em 1956 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora catedrática da Universidade de Miami desde 1990 e doutor honoris causa das universidades de Santiago de Compostela, Rutgers e Montreal, entre outras, foi a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras em 1996. Desde 2004 é membro da Academia das Ciências de Lisboa. A sua extensa produção literária, traduzida em diversas línguas, foi distinguida com numerosos galardões, entre os quais o Prémio Walmap (1969) pela novela Fundador; o Prémio Mário de Andrade (1972) por “A Casa da Paixão”; o Prémio Internacional Juan Rulfo de Literatura LatinoAmericana e do Caribe (México, 1995); o Prémio da Associação Paulista dos Críticos de Arte e o Prémio Ficção Pen Clube, ambos em 1985, pelo romance “A República dos Sonhos”; o Prémio Iberoamericano de Narrativa Jorge Isaacs (Colômbia, 2001); o Prémio Rosalía de Castro (Espanha, 2002); o Prémio Internacional Menéndez Pelayo (Espanha, 2003); o Prémio Jabuti para o melhor romance (Brasil, 2005) por “Vozes do Deserto”; e o Prémio Literário Casa de las Americas (Cuba, 2010) por “Aprendiz de Homero”. Em 2005 recebeu o importante Prémio Príncipe de Astúrias das Letras pelo conjunto da sua obra, o primeiro escritor de língua portuguesa a consegui-lo. Em 2015, recebeu o Prémio El Ojo Crítico Iberoamericano, concedido pela Rádio Nacional de Espanha.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Um dia chegarei a Sagres”, de Nélida Piñon (Temas e Debates, Wook):
https://www.wook.pt/livro/um-dia-chegarei-a-sagres-nelida-pinon/24456997

Leitores residentes no Brasil:
“Vozes do deserto”, de Nélida Piñon (Editora Record, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Vozes-do-deserto-N%C3%A9lida-Pi%C3%B1on/dp/6555872977
“Um dia chegarei a Sagres”, de Nélida Piñon (Editora Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/um-dia-chegarei-a-sagres-1-ed-2020/artigo/fdf4d1df-0213-432f-8312-fee94544bc4b

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top