O Prémio Museu do Ano 2021 foi para a Casa Fernando Pessoa, um lugar de literatura que cruza memória, criação literária e leitura

No dia de ontem, o Prémio Museu do Ano 2021, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), foi para a Casa Fernando Pessoa, que se dedica à vida e obra do poeta português, fundador de um legado incomparável para a literatura em língua portuguesa.

O galardão foi anunciado durante uma cerimónia que teve lugar no Museu de Marinha, em Lisboa, onde foi apresentado um palmarés com 32 prémios relativos ao ano anterior, atribuídos a museus, projetos, boas práticas, profissionais e diversas atividades desenvolvidas no setor, em todo o país.

A Casa Fernando Pessoa, localizada no Bairro de Campo de Ourique, foi a casa que onde o escritor viveu os seus últimos 15 anos de vida, e possui uma exposição dividida em três pisos, sobre a vida e obra do poeta e uma biblioteca especializada em poesia mundial.

Lugar de literatura que cruza memória, criação literária e leitura, a Casa Fernando Pessoa conserva, preserva e divulga o legado do escritor, filósofo, ensaísta, tradutor e publicitário – figura maior da poesia portuguesa -, cujo espólio documental está classificado como Tesouro Nacional.

Acolhendo duas bibliotecas — uma biblioteca pública, especializada em Fernando Pessoa e poesia mundial, e a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa — a Casa reúne e exibe também objetos, mobiliário e documentos do escritor, bem como uma coleção de obras de arte, composta por trabalhos de artistas de diferentes gerações e correntes.

Os livros que pertenceram a Fernando Pessoa são o maior acervo que este espaço guarda e divulga, segundo a informação constante no site do espaço cultural que dá a conhecer o universo criativo do escritor ao público, colaborando regularmente com investigadores.

O Prémio Museu do Ano é uma das principais distinções atribuídas pela APOM, num total, este ano, de 32 categorias a concurso, que distinguem, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico.

A APOM, entidade fundada em 1965, recebe anualmente centenas de candidaturas aos prémios, provenientes de instituições de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, bem como de projetos expositivos portugueses no estrangeiro.

Foto: Casa Fernando Pessoa por António Cotrim

Sobre o autor:
Nasceu em 1888, em Lisboa. Em 1912, publicou seu primeiro artigo, “A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada”, na revista A Águia. Em 1914, escreveu os primeiros poemas dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, aos quais daria personalidades complexas. Sob o nome de Bernardo Soares, Fernando Pessoa escreveu os fragmentos mais tarde reunidos em “O Livro do Desassossego”. No ano seguinte, com escritores como Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro, lançou a revista de poesia de vanguarda Orpheu, marco do modernismo em Portugal e que daria grande projeção ao poeta. O único livro de poesia em português que publicou em vida foi “Mensagem” (1934), marcado pela visão mística e simbólica da história lusa. Fernando Pessoa morreu, a 30 de Novembro de 1935, em Lisboa.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Mensagem”, de Fernando Pessoa (Assírio & Alvim, Wook):
https://www.wook.pt/livro/mensagem-fernando-pessoa/11236962
“Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa (Assírio e Alvim, Wook):
https://www.wook.pt/…/livro-do-desassossego-fernan…/11236978
“Sobre a Arte Literária”, de Fernando Pessoa (Assírio e Alvim, Wook):
https://www.wook.pt/…/sobre-a-arte-literaria-ferna…/21892017
“Obra Completa de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa (Tinta-da-China, Wook):
https://www.wook.pt/…/obra-completa-de-alvaro-de-c…/23413084
“Obra Completa de Ricardo Reis”, de Fernando Pessoa (Tinta-da-China, Wook):
https://www.wook.pt/…/obra-completa-de-ricardo-rei…/23413085
“Teatro Estático”, de Fernando Pessoa (Tinta-da-China, Wook):
https://www.wook.pt/…/teatro-estatico-fernando-pes…/19727577

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top