Já há trailer para a adaptação de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago

Os autores Chico Díaz, Victoria Guerra, Catarina Wallenstein e Dinarte Branco (Colega Dirigente) integram o elenco desta longa-metragem da Ar de Filmes que é baseada no romance \”O Ano da Morte de Ricardo Reis\”, de José Saramago.

Em Novembro de 2018, em entrevista ao Observador, João Botelho contextualizou alguns detalhes do elenco; por exemplo, o actor brasileiro Chico Díaz veste a pele de Ricardo Reis porque “Ricardo Reis esteve uns anos no Brasil”, sublinhou o cineasta, que acrescentou ainda que Luís Lima Barreto interepreta Fernando Pessoa “porque quando Pessoa morreu, aos 47 anos, parecia que já tinha uns 70 anos”.

“José Saramago escreveu romances notáveis, criou personagens inesquecíveis e tratou como ninguém a língua portuguesa, sim, essa que nos une a todos, a que nos faz Pátria, como inventou num admirável texto, Fernando Pessoa.” — João Botelho

\"\"
Fonte: Porto Editora

Já em 2019, e declarações à agência Lusa, Botelho desvendou ainda que ficou “irremediavelmente atingido no cérebro e no coração” por este trabalho literário de José Saramago, o único Nobel da Literatura portuguesa.

João Botelho que já adaptou obras literárias de Agustina Bessa-Luís (“A corte do Norte”), de Fernando Pessoa (“Filme do desassossego”), Fernão Mendes Pinto (“Peregrinação”) e Eça de Queirós (“Os Maias”), realçou ainda à Lusa que “Para estar à altura deste notável romance de realismo fantástico, decidi filmar a preto e branco, para a verosimilhança e a clareza das luzes, das sombras, dos vários cinzentos onde os personagens se vão mover, aflitos ou entusiasmados. (…) Nos planos finais uma explosão de cores deve permitir transportar o espectador para os tempos contemporâneos“, disse o realizador.

A longa-metragem, uma produção da produtora Ar de Filmes, é uma adaptação da obra literária “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, publicada em 1984, do escritor e Prémio Nobel da Literatura português José Saramago.

Quanto à sinopse, neste romance é retratado um tempo múltiplo. Labiríntico. As histórias das sociedades humanas. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro de 1935. Fica até setembro de 1936. Uma personagem vinda de uma outra ficção, a da heteronímia de Fernando Pessoa. E um movimento inverso, logo a começar: «Aqui onde o mar se acaba e a terra principia»; o virar ao contrário o verso de Camões: «Onde a terra acaba e o mar começa.» Em Camões, o movimento é da terra para o mar; no livro de Saramago temos Ricardo Reis a regressar a Portugal por mar. É substituído o movimento épico da partida. Mais uma vez, a história na escrita de Saramago. E as relações entre a vida e a morte. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro e Fernando Pessoa morreu a 30 de novembro. Ricardo Reis visita-o ao cemitério. Um tempo complexo. O fascismo consolida-se em Portugal.

Por fim, e segundo o IMDB, o filme estreia este ano, mas ainda não se sabe uma data especifica.

Trailer de \”O Ano da Morte de Ricardo Reis\”, um filme de João Botelho

Foto: Chico Diaz na pele de Ricardo Reis; Fonte: Ar de Filmes

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu. a 16 de Novembro de 1922. na aldeia de Azinhaga. Devido a dificuldades económicas, José Saramago foi obrigado a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. No entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-ano-da-morte-de-ricardo-re…/18493509

Leitores residentes no Brasil:
\”O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/o-ano-da-morte-de-ricardo-reis-2-ed-2020/artigo/43638b4e-d614-4acc-afe6-c928a1648f3e

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top