7 benefícios que reforçam as vantagens de gostar de ler, segundo a ciência

Já diz George R. R. Martin que quem lê, vive mil vidas, quem não lê vive apenas uma. Por isso, hoje, trago-vos 7 benefícios, comprovados pela ciência, para quem gosta de ler e, dessa forma, experimentar infinitos mundos. 

1. Expande o vocabulário
Para a Universidade da Califórnia, a leitura é uma actividade que, como nenhuma outra, nos coloca frente a frente com uma quantidade imensa e diversificada de palavras. Mesmo que, assistir a talk shows, filmes, séries, quer sejam adultas ou infantis, seja algo mais cómodo, ou até uma conversa de amigos, seja algo estimulante, ainda que todos sejam licenciados, ler continua a liderar.

2. Desperta a inteligência
Investigadores do King’s College of London, em Inglaterra, e da Universidade de Edimburgo, na Escócia, em 2014, através de uma pesquisa, com crianças, concluíram que, quanto mais cedo nos tornamos leitores, maior é a evolução das capacidades de leitura e isso “pode resultar em melhorias nas habilidades cognitivas verbais e não verbais”, que “são de vital importância ao longo da vida”.

3. Previne doenças
Para garantir que nada é esquecido, para além de correr e ir ao ginásio, que são actividades que fortalecem o corpo e contribuem para o nosso bem-estar, ler um livro é um uma excelente forma estimular os músculos cerebrais. Existem inúmeros estudos indicam que a leitura torna-os mais fortes, o que faz com que, desta forma, consigamos atuar na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer. Aliás, está provado, igualmente, que as pessoas com profissões mais exigentes, no plano intelectual, têm menor disposição para desenvolver doenças relacionadas com a deterioração do cérebro.

4. Reduz o stresse
Numa pesquisa liderada pelo neuropsicólogo britânico David Lewis, da Universidade de Sussex, com apenas 6 minutos de leitura, os níveis de stresse das pessoas que aceitaram participar diminuírem até 68%, contra um máximo de 61% quando tentaram acalmar-se através da música. com outras actividades como beber um chá, a percentagem desceu para os 54%, uma caminhada só serviu para acalmar 42% das pessoas avaliadas, o que reforça que a leitura é o melhor remédio quando se está com os nervos à flor da pele.

5. Promove a empatia
Se analisarmos, a fundo, a actividade de ler, ela é, apesar de muitos considerarem um livro como um excelente companhia, um acto solitário. Ainda assim, segundo um grupo de investigadores holandeses, depois de realizar um estudo, deduziu que a leitura de narrativas de ficção tem impacto em diversas características da condição humana. nomeadamente, a capacidade de criar empatia, um trunfo importante em qualquer relação, seja pessoal ou profissional.


6. Combate o envelhecimento do cérebro
Obviamente, o envelhecimento natural traz a perda das capacidades cognitivas, de forma gradual. A memória, o raciocínio e/ou a perceção são algumas das capacidades afetadas. No entanto, quem lê, dado que existe relação direta entre a atividade cognitiva realizada ao longo dos anos, faz com que esse envelhecimento seja mais lento. Claro que isso depende do grau de dedicação que colocamos na realização da leitura de livros. Esta conclusão deve-se a um estudo científico de 2013, publicado no jornal Neurology, da Academia Americana de Neurologia.  

7. Aumenta a esperança média de vida
Depois de 12 anos de estudo profundo, na Universidade de Yale, nos EUA, investigadores provaram que, em média, quem lê 30 minutos, diariamente, vive, em rigor, mais 23 meses do que as pessoas que não têm esse hábito incluído nas suas rotinas. Esta é mais uma prova dos benefícios que a leitura nos proporciona e está publicada no jornal Social Science and Medicine.

Foto: Blaz Photo/Unsplash

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top