Com um novo formato mais digital e com conteúdos mensais diversificados, o evento Balada Literária, que já possui um evento presencial, aborda, neste próximo sábado, dia 27 de março sobre o tema “Matriarcado Africano: perspectivas pluriversais”, através de uma aula gratuita ministrada por Aza Njeri, marcada para as 19horas, no horário de Brasília (22 horas em Lisboa), com transmissão no YouTube.
Durante o encontro, Aza Njeri fala sobre o matriarcado africano e afro-diaspórico como caminho de resistência, permanência, continuidade e humanidade. Partindo da obra do antropólogo senegalês Cheikh Anta Diop, a professora foca na história, filosofia, cultura, literatura e artes.
Batizada como Viviane Mendes de Moraes, Aza Njeri, é doutora em Literaturas Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutora em Filosofia Africana pela mesma universidade. Além disso, coordena o Núcleo de Filosofia Política Africana do Laboratório Geru Maa/UFRJ e o Núcleo de Estudos Geracionais sobre Raça, Arte, Religião e História do Laboratório das Experiências Religiosas/UFRJ.
Desta forma, este tipo de eventos são criados para ser um complemento para o que ocorre em novembro na edição física do festival. Na Balada Literária Mês a Mês estão programadas aulas especiais, shows inéditos, conversas ao vivo e oficinas literárias.
Link do canal Balada Literária no YouTube:
https://www.youtube.com/user/baladaliteraria/
Foto: Aza Njeri por Daniel Barboza
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!