Para uma boa parte das pessoas, as férias esão aí à porta e, neste caso, como estamos a terminar 2020, é a altura perfeita para definirmos os nossos objetivos para 2021, mais especificamente, a lista de livros que qieremos ler no novo ano que aí vem. Mas, antes disso, quero trazer-vos 20 formas de nós, como leitores, lermos mais e descobrirmos novos autores, novas narrativas, novos universos e, quem sabe, até um potencial candidato a ser um dos livros favoritos da nossa vida.
Hoje em dia, existem milhares de formas de lermos mais, seja através de livros físicos, eBooks, audiobooks, podemos aumentar a nossa biblioteca com as sugestões dos livros que integram as listas de bestsellers de jornais como o New York Times, seguir canais literários no YouTube, são cada vez mais e com géneros diferenciados, estar atento aos autores que são finalistas de prémios literários, converesar com amigos que amam ler e que, certamente, têm sempre um livro para recomendar, fazermos parte de clubes de leitura, nomeadamente, o Oprah Book Club, Reese Witherspoon Book Club, Intrínsecos, TAG, Turista Literário, Pacote de Textos, sendo que estes são clubes de leitura para leitores que residem no Brasil ou, ainda, Próximo Capítulo, clube dinamizado pela LeYa Portugal, entre outros, para os leitores portugueses. O que importa é ler e tentar manter este hábito que nos faz viajar sem sair do sofá.
Leia antes de adormecer
Deixe de fazer aquele scroll infinito pelas suas redes sociais e regresse aos seus comportamentos de criança. Leia uma história na cama até o sono chegar, se o fizer com uma boa freqyência, com o tempo, vai tornar-se um hábito indispensável na sua rotina noturna.
E, talxez, quando acorda pela manhã
Se a sua rotina o permitir, en vez de verificar os e-mails ou começar a elaborar a lista de tarefas do dia, logo que se levanta, tire um momento para si e dedique-se entre 15 minutos a uma hora para a leitura, E sabe o que é melhor, pode fazê-lo ainda na cama.
Siga contas de bookstagrammers para estar a par de todas as novidades literárias
Sim, os \”bookstagrams\” ou, por outras palavras, as contas de instagram dedicadas aos livros, leituras e literatura, também sãi uma boa sugestão. Existe uma comunidade que, todos os dias, publica as capas dos livros que leu nos últimos tempos. A criatividade que está envolvida nestas contas vai inspirá-lo para, muito provavelmente, dirigir-se a uma livraria ou, em tempos de pandemia como aqueles que vivemos, comprar os livros em lojas online como a Wook e Bertrand, para quem vive em Portugal, e a Amazon Brasil, para quem vive no país do samba, do outro lado do Atlântico.
Tenha sempre um livro consigo
Independemente do lugar paraonde vai, quer seja o escritório, a escola, a universidade, o nédico ou um evento, se for, sobretudo, de transportes públicos, pode ser uma boa ideia reservar um espaço para a leitura. É uma excelente forma de atravessar tempos mortos.
Escute audiobooks
Gelman explica que, quando não estamos a ler, escutar um livro com um narrador cativante pode deixá-lo notivado para encontrar a sua próxima leitura, mesmo para aqueles que acham que são como os leitores dos velhos tempos, que só lêm livros em formato físico.
\”Para as pessoas que não amam audiolivros, descobri que os livros de não ficção lidos pelo autor, principalmente, as memórias, eram uma espécie de portal.\”
Lembre-se: Não há nada como um livro que te faça sentir \”guilty pleasure\”
Nunca deve deixar que o embaraço de gostar de um género particular de livros o pare de escolher um livro.
\”Há uma razão pela qual os livros de \’prazer culpado\’ são populares. É porque eles são bons. Têm uma história convincente e são rápidos de ler. As pessoas têm de esquecer este estigma do \’o que eu deveria estar a ler\’ versus \’o que eu quero ler\’. Basta ler o que se gosta. É tão libertador.\” — Gelman
Pense no seu tempo de ver TV como un tempo um leitura
Este truque mental vai fazê-lo ver o valor que existe em estar sentado a ler um bom livro. Aquelas 3 horas que, normalmente, gastaria a ver a sua série favorita, talvez possa usar metade desse tempo para ler, a título de exemplo, \”Rapariga, Mulher, Outra\”, de Bernardine Evaristo.
\”Um programa de 30 minutos é como se durasse 22 minutos, se avançar rapidamente através de anúncios, e uma hora de programa equivale a 42 minutos\” — Gelman
Participe num desafio de leitura
Dedicar tempo a um desafio é uma forma de competir consigo mesmo enquando ainda está a trabalhar em direção aos seus objetivos de leitura. Pode descomplicá-lo através do Goodreads e escolher um número específico de livros para ler por ano e o site permite que acompanhe o seu progresso facilmente.
O Bookish também oferece um desafio de leitura, ainda que os termos sejam um pouco mais complexos. Num esforço para manter as seleções dos participantes diversificadas,as regras de 2020 definiram o objetivo de 42 livros, enviando os leitores para uma caça literária.
Selecione a partir das listas dos \”melhores livros\”
Selecionar a partir de uma lista infindável de livros pode ser esmagador. Para diminuir o campo de escolhas, procure listas de sugestões de leitura oriundas de instituições que têm a missão de encontrar os melhores dos melhores.
A lisra de bestsellers do New York Times é um provado e verdadeiro teste para encontrar um bom livro para ler. Outra boa opção pode ser a lista de vencedores do Goodreads Choice Awards, onde a escolha é realizada por milhões de leitores, as listas de finalistas de finalistas de pémios como o Pulitzer Prize, Booker Prize, National Book Award e o Nobel de Literatura, entre outros. Tudo isto sem esquecer, naturalmente, as recomendações do Oprah Book Club, cuja curadoria dos livros que o integram são realizadas pela Oprah Winfrey e por uma equipa de editores experientes que nos trazem uma lista meticulosa de obras dos mais variados géneros literários.
Junte-se a clubes de leitura locais
Não terá, apenas, outros amantes de livros responsabilizando-o por ler mais, mas também fará parte de uma nova comunidade que torna a conclusão de um livro uma prioridade. Sem mencionar que as discussões sobre o livro podem expandir a sua mente e a sua perspectiva.
No entanto, nestes tempos difíceis, em que não temos tanta liberdade para sair de casa, o Goodreads permite que os leitores participem de um grupo virtual por meio de vários fóruns de discussão baseados nos géneros literários, de jovens adultos a romances.
Amanhã, vou publicar a 2ª parte desta lista!
Foto: Divulgação
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!