Não sei se é algo cultural ou se, por outro lado, pode resvalar num certo tipo de preconceito literário, ou, diria mesmo, racial, mas, geralmente, os autores que lemos são de origem caucasiana, desprezando, muitas vezes, a literatura que provém de países do continente africano. Por esse motivo, e por acreditar que existem excelentes autores naquele imenso pedaço de continente tão rico e diversificado, em termos linguísticos e culturais, trago-vos, hoje, uma lista de 10 autores negros que devemos ler, nem que seja, pelo menos, uma vez na vida.
1. Ngugi wa Thiong’o (Quénia)
Nascido no Quénia, mais precisamente, em 1938, ainda durante a ocupação britânica, este autor é uma das principais vozes da literatura africana contemporânea e, por isso, é frequentemente cotado para receber o Prémio Nobel de Literatura. “Sonhos em tempo de guerra” e “Um Grão de Trigo” são, infelizmente, os únicos dois romances traduzidos para a língua portuguesa. No primeiro, o escritor aborda as memórias da sua infância, sendo que este é o primeiro livro de uma trilogia. é importante referir que o primeiro volume foi publicado pela Biblioteca Azul, um dos selos da Globo Livros. Quanto ao segundo romance mencionado, a narrativa narra o difícil período da independência do seu país. O livro foi publicado pela Alfaguara, um dos selos da Companhia das Letras. Contudo, a sua produção literária estende-se pelas peças de teatro, ensaios e livros infantis. Em Portugal, actualmente, não existe qualquer obra do autor publicada.
2. Toni Morrison (Estados Unidos da América)
Nasceu em 1931, em Ohio, nos Estados Unidos. Formada em letras pela Howard University, Toni Morrison estreou-se como romancista, em 1970, com \”O Olho Mais Azul\”. Em 1975, foi indicada para o National Book Award com \”Sula\” (1973), e, quatro anos depois, venceu o National Book Critics Circle com \”Song of Salomon\” (1977). No ano de 1981, publicou \”Tar Baby\”. \”Beloved\” (1987) valeu-lhe o prêmio Pulitzer de Ficção, logo no ano seguinte. Ainda antes de receber a maiordistin;\\ao da sua carreira, publicou \”Jazz\”, em 1992. Em 1993, foi a primeira escritora negra a receber o prêmio Nobel de Literatura. Depois do prestigio reforçado, escreveu \”Paraíso\” (1999), \”The Big Box\” (2002), \”Book of Mean People\”, sendo que estes dois são literatura infantil e, mais um romance, \”Love\” (2003). Três anos depois, terminou a sua carreira de professora de humanidades na Universidade de Princeton. Ainda assim, deu-nos mais histórias, npmeadamente \”A Dádiva\” (2008), \”A Nossa Casa é onde está o Coração\” (2012). Nesse mesmo ano, recebeu, das mãos do Presidente Barack Obama, a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos da América. \”Deus Ajude a Criança\” surgiu em 2015. Por fim, mas não menos importante, a autora escreveu, contos, peças de teatro, livros de não ficção.
3. James Baldwin (Estados Unidos da América)
James Baldwin nasceu em Nova Iorque em 1924, no bairro de Harlem, onde cresceu e estudou. Partiu para França em 1948, para fugir ao racismo e homofobia existente no seu país de nascimento. Em 1953, James publicou o primeiro romance, “Se o Disseres na Montanha”, que foi recebido com excelentes críticas. Entre as suas obras mais importantes encontram-se “Se Esta Rua Falasse”, editada em Portugal, pela Alfaguara, em Setembro de 2018, “O Quarto de Giovanni”, “The Fire Next Time”, “Going to meet the Man”, “Notes of a Native Son”, “Another Country”. Desde cedo que se destacou como romancista, ensaísta, poeta e dramaturgo. A par desse percurso multifacetado a nível da escrita, ainda se notabilizou como uma das vozes mais influentes do movimento de direitos civis. Foi o primeiro artista afro-americano a aparecer na capa da revista Time. Faleceu, a 1 de dezembro de 1987, devido a um cancro no estômago, em Saint-Paul-de-Vence, em França. Em 2017, trinta anos após a sua morte, voltou ao palco graças a um documentário baseado na sua obra: ”I am not your negro”.
Foto: Seven Shooter/Unsplash
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Beloved”, de Toni Morrison (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/beloved-toni-morrison/22007422
“Love”, de Toni Morrison (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/love-toni-morrison/22757610
“Deus Ajude a Criança\”, de Toni Morrison (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/deus-ajude-a-crianca-toni-morrison/17817737
\”A Nossa Casa é onde está o Coração\”, de Toni Morrison (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-nossa-casa-e-onde-esta-o-coracao-toni-morrison/16209585
\”A Dávida\”, de Toni Morrison (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-dadiva-toni-morrison/2843155
“Se Esta Rua Falasse”, de James Baldwin (Alfaguara Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/…/se-esta-rua-falasse-james-ba…/22177255
Leitores residentes no Brasil:
“Sonhos em tempo de guerra”, de Ngugi wa Thiong’o (Biblioteca Azul, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/40b5e9f6-1eb4-49e5-b100-e81c9…
“Um Grão de Trigo”, de Ngugi wa Thiong’o (Editora Alfaguara, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/8efb24ad-5324-4fcf-8a0f-7c516…
“Amada”, de Toni Morrison (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/ddab5fa4-9645-4d90-8d23-bbc8f…
“O Quarto de Giovanni”, de James Baldwin (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/61128d02-b423-4fa4-8573-cb832…
“Se a Rua Beale Falasse”, de James Baldwin (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/e6b8b8c2-c44b-4e1e-8ace-5b3a7…
“Terra Estranha”, de James Baldwin (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/fcefff36-e522-4c3b-8e02-7ae87…
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!